Resposta da empresa Avon Brasil:
A Avon avalia a segurança toxicológica de todos os produtos comercializados, incluindo análise de níveis residuais de substâncias tóxicas nas matérias-primas. A companhia conta com uma área de especialistas em Toxicologia in vitro e in vivo, localizada no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Suffern, nos Estados Unidos.
Em relação à mensagem “Cuidado com seu batom”, ou “Chumbo no Batom”, não há base científica que suporte a afirmação. Também não há base técnica para o teste sugerido, afirmando que o escurecimento do material evidencia a presença de chumbo.
Normalmente a presença residual de chumbo, eventualmente presente em pigmento, está na ordem de ppm (parte por milhão) e somente é possível de ser detectada por meio de instrumentação adequada (espectrometria de absorção atômica).
O Brasil possui regulamentação específica que determina níveis de segurança para presença de resíduos de metais pesados (chumbo). A Avon cumpre integralmente as legislações local e internacional, assim como os fornecedores com os quais tem parceria.