Para combater o tabu sobre sexualidade e uma educação 'quadrada' que acabou gerando muitas pessoas traumatizadas e preconceituosas, o beauty artist Denny Azevedo e o artista Ricardo Don se inspiraram para criar a exposição “Doces Barbas” que acontece até o dia 5 de abril no Mundo Pensante e depois circula por São Paulo de forma itinerante.

São apenas 09 homens barbados, em que Denny conservou (ou ressaltou) suas principais características sobrepostas em maquiagens extremamente femininas, coloridas e que, de certa forma, brincam com essa contradição dos tempos atuais, trazendo à tona um manifesto sobre o que realmente é ser masculino e feminino. “Sempre considerei muito interessante os contrastes da sociedade atual que, ao mesmo tempo em que se nomeia libertadora, ainda é tão apegada aos rótulos de décadas atrás”, explica Denny Azevedo. 


A barba desde sempre foi símbolo da masculinidade no mundo, porém na idade média - e até antes - existem registros de homens que usavam a maquiagem para se destacar socialmente de outros.  “Em pleno 2014, não acredito que deve existir certo ou errado, mas sim a vontade de representar o que é visceral, mesmo que isso não tenha feito parte de você no passado, pessoas e sentimentos mudam com o tempo”, completa o maquiador. 

Em resumo, “Doces Barbas” é uma exposição que convida o expectador a encarar de frente, e de maneira excentricamente divertida, os contrastes do masculino e feminino através da beleza naturalmente ríspida e nada andrógina dos homens barbados.


Serviço

Doces Barbas
Abertura: Mundo Pensante
Rua 13 de maio, 825 - Bela Vista (em frente a pracinha do Bexiga)
02 a 05 de abril
Entrada Franca


Fotos: Alisson Louback
 
Top