Não é segredo para nenhum maquiador que pincéis limpos e higienizados são tão importantes quanto ter bons produtos e boas técnicas de trabalho, além disso, demonstra respeito pela saúde da pele de suas clientes. Mas antes de sair lavando essas ferramentas é preciso entender melhor as diferenças sobre cerdas e tratamentos específicos. Reunimos dicas pontuais para você manter seus instrumentos sempre limpos e aumentar a vida útil:

Conheça seus pincéis
Segundo o maquiador Pablo Webler, a primeira coisa que você precisa saber é diferenciar os pincéis de cerdas naturais dos fios sintéticos. “As cerdas naturais, de pelos de animais, geralmente são mais macias e, por isso, mais sensíveis. São usadas para sombras, blush e pó e devem ser tratados com delicadeza, sem esfregar ou puxar demais os fios. Podemos encontrar pincéis com pelos de rabo de cavalo, por exemplo, que são bem grossos e podem ser confundidos com fibra sintética. Os pincéis com fibras sintéticas são mais resistentes e são indicados para espalhar bases e corretivos. Mistos e duo fiber também são ótimos para este fim”. 

Higienização
Diferenciar a estrutura de cada pincel é essencial para definir a higienização de cada um. Os pincéis de cerdas naturais, por exemplo, devem ser lavados com shampoo neutro, fazendo movimentos arredondados na palma da mão, sempre com muito cuidado. “Após isso, seque-os com secador de cabelo, tomando cuidado para não perderem seu formato original”, explica Pablo.  Os de cerdas sintéticas podem ser limpos com um detergente neutro. “Devem secar ao ar livre, em cima de uma toalha. Para armazenar, guarde em um compartimento próprio para pincéis, um estojo, que também deve estar sempre limpo”.


Limpeza express
Para aqueles momentos de correria entre uma cliente e outra, Pablo revela um truque: “quando tenho muitas clientes uma atrás da outra, costumo utiliza o álcool isopropílico. Passo com toalha descartável ou algodão nas pontas dos pincéis”. Esse tipo de álcool não é a base de água e facilita a remoção dos resíduos, sem deixar as cerdas molhadas. “Mas é somente para tirar o excesso. Uma boa limpeza mesmo deve ser feita diariamente”, alerta o maquiador.

Xô contaminação
Muito mais que zelo pelos seus objetos de trabalho, higienizar os pincéis evita a proliferação de bactérias e mostra o seu cuidado com as clientes. Segundo a dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, guardar os pincéis úmidos, assim com a falta de limpeza, pode predispor a proliferação de fungos. “Qualquer instrumento de uso cosmético que tem contato direto com a pele deve ser higienizado pelo menos uma vez por semana, com água e sabão, e muito bem seco antes de ser guardado. O não cumprimento desses cuidados pode desencadear contaminações futuras na pele. Os pincéis utilizados para itens líquidos ou cremosos, como base e corretivo, são mais suscetíveis à contaminação, por conta da umidade, mas isso não significa que os pincéis de pó, blush e sombra - com textura em pó - não precisem ser lavados. A frequência exata das lavagens vai depender da intensidade do uso”, explica a médica.

O assunto é tão sério, que doenças infecciosas como herpes, impetigo, conjuntivite e foliculite, podem ser transmitidas através do uso de pincéis mal higienizados e contaminados. “As alergias podem ter sua incidência aumentada se os instrumentos ficarem muito tempo sem serem limpos. Acumulam-se materiais que tem sua composição química alterada por não estarem na embalagem adequada e encontrarem-se em condições não ideais. Uma mistura de diferentes substâncias químicas modificadas, que pode desencadear reações alérgicas e irritar a pele, levando ao aparecimento de coceira, ardência e vermelhidão”, conta Carolina.

Fotos: Reprodução
 
Top