Do Estadão Conteúdo - Fernando Scheller
Antes de ser lançada no Brasil, Luxe foi testada em outros países, como a Rússia (Foto: Divulgação) |
A gigante norte-americana Avon está preparando sua
entrada no e-commerce brasileiro. A reportagem apurou que a empresa
vai usar a linha de maquiagem Luxe, lançada na semana passada, para estrear na
venda pela internet no País. Os demais produtos da Avon seguirão sendo vendidos
somente por catálogo, informaram fontes.
A venda pela internet no Brasil - seu principal mercado
no mundo - é uma aspiração antiga da multinacional norte-americana, mas a
empresa relutava em migrar para o setor com receio de criar concorrência às
suas consultoras no País.
Em entrevista ao jornal "O Estado de S.Paulo"
no fim do ano passado, a presidente global da Avon, Sheri McCoy, havia afirmado
que a empresa estudava a entrada no e-commerce no Brasil.
Na quinta-feira, 30, durante a teleconferência de
divulgação dos resultados da Avon no segundo trimestre, a executiva chefe
afirmou que a linha Luxe vai ser destinada a um público de maior poder
aquisitivo e será lançada com uma forte campanha publicitária. O produto também
deverá ser incluído nos catálogos de venda direta da empresa.
Nova linha de maquiagem LUXE, já está à venda pela internet e estará disponível nos catálogos a partir de setembro. |
Teste
Antes de ser lançada no Brasil, principal mercado da
Avon, a Luxe foi testada em outros países, como a Rússia. O lançamento da linha
vem na esteira da reformulação da linha de maquiagem da Avon. Segundo Sheri
McCoy, a empresa teve problemas para atender à demanda da consumidora
brasileira por esses produtos novos no último trimestre.
Ao apostar no comércio eletrônico, a Avon segue uma
tendência entre as empresas de venda direta: buscar outros canais de
distribuição. É uma tarefa sobre a qual a Natura também vem se debruçando.
Líder na venda de cosméticos no Brasil, a empresa criou o projeto de e-commerce Rede
Natura, disponível para o estado de São Paulo desde julho.
A ideia da Natura é criar uma rede de consultores da
marca também na internet. Tanto revendedoras que já fazem parte do time do
porta a porta da empresa quanto novos interessados podem se cadastrar. Quando o
cliente entrar no site da Rede Natura, ele deverá escolher a seção de um
consultor.
Fonte: A Tarde