Cílios e sobrancelhas bem marcados é o desejo de grande parte das mulheres, que para alcançar o resultado volumoso e alongado, apostam em diferentes séruns, máscara e curvex. De acordo com a dermatologista Angélica Pimenta, por protegerem os olhos contra poluição, insetos e resíduos, a atenção com os cílios deve ser redobrada. “O uso constante de máscaras para cílios pode fazer com que os fios caiam mais do que o normal, além do curvex que pode quebrar os fios e dificultar o crescimento dos mesmos. Além disso, a maquiagem depositada na região pode causar doenças, como o terçol e blefarite seborreica (caspa nas pálpebras). Por isso, é extremamente importante a retirada da maquiagem com demaquilante próprio para a região ou xampu neutro", explica Angélica. Segundo ela, sabonetes líquidos infantis são ótimos, pois além de retirar a maquiagem, não agridem os olhos e dificilmente causam alergias, podendo ser utilizados até por gestantes.


Existem no mercado diversos produtos que propõem auxílio no crescimento dos cílios, como alguns tipo de colírios, que atuam no folículo piloso e proporcionam o crescimento ciliar. Porém, segundo Angélica, é necessária à supervisão de um especialista antes da utilização desses produtos. “Sejam manipulados ou não, todos os produtos que possuam o objetivo de crescimento de pelos devem ser orientados e acompanhados por um especialista, já que a área é delicada e uma reação pode trazer diversos problemas. Vale ressaltar que esses produtos não são indicados para todos os pacientes e devem ser receitados com cuidado", afirma.

No entanto, engana-se quem acha que com as sobrancelhas os cuidados são diferentes. É necessário se atentar aos cuidados específicos para a obtenção de resultados mais eficientes e duradouros. “Lavar e hidratar as sobrancelhas é fundamental para manter a região saudável e bonita”, afirma Angélica, explicando que “para lavar as ppestanas é importante utilizar produtos para o rosto ou apostar em xampu de bebê. Já a hidratação dos fios, pode ser feita com produtos à base de dexpantenol ou óleos, como o de rosa mosqueta”.

Além dos produtos tradicionais, a dermatologista orienta que sejam realizadas massagens com movimentos circulares, iniciadas do sentido contrário ao crescimento dos pelos, e com duração de cinco minutos. O ideal é não passar desse período para evitar a oleosidade na região.


Foto: Reprodução

 
Top