Febre entre as clientes mais novas, os cabelos coloridos vêm ganhando cada vez mais adeptos. Não se sabe ao certo onde surgiu essa técnica, mas muitos acreditam que veio da cultura punk, no final dos anos 70, aperfeiçoado por uma tribo japonesa, que deu origem as Lolitas, um estilo de moda, também japonesa, caracterizado por um look infantil. 

Não demorou muito para a coloração cair no gosto das fashionistas e celebridades. No último desfile de Reinaldo Lourenço, os cabelos coloridos foram destaque, com inspiração no streetstyle londrino, lugar onde a tendência já pegou e está fazendo a cabeça de todas as idades. As cores em questão acompanham uma cartela em tons pastel ou como alguns preferem chamar, candy colors.  “O visual voltou com força total, influenciado por cantoras como Avril Lavigne - conhecida como princesa do pop punk -, Katy Perry, Nick Minaj, Christina Aguilera, Selena Gomez, Gwen Stefani e Pink”, cometa o colorida Diego de Queiroz, do salão MG Hair, em São Paulo. 


Para colorir os fios é preciso muito mais que atitude. É necessário um cuidado extra e um preparo específico para receber a cor. “Essas colorações são feitas de pigmentos puros e sem amônia, portanto devem ser aplicados em cabelos já descoloridos. Após a descoloração, seca-se os cabelos e aplica-se o produto diretamente nos fios. Para conseguir um bom resultado não deve haver economia de produtos, quanto maior a concentração de pigmento melhor, para que o cabelo absorva o que é necessário para revelar a cor desejada. Quanto mais tempo o produto ficar nos cabelos, melhor. Mas recomenda-se antes fazer um teste alérgico”, explica a hairstylist Ana Karla Siqueira, vice-campeã do reality show ‘Por um Fio’, da GNT.


Para quem tem fios castanhos ou já coloridos, a mudança requer muito mais cuidado, pois nem sempre é possível conseguir uma descoloração uniforme. Segundo Diego, há também a possibilidade de conseguir efeitos sem descolorir, mas a cores não ficam tão intensas. “Uma sobrecarga dos pigmentos na aplicação intensificam a cor, mas também exigem manutenção maior, porque desbotam muito rápido”. Os cabelos tratados com químicas não compatíveis com amônia, não podem ser descoloridos e por consequência, têm um efeito menos intenso de cor.  

A manutenção é o que garante a durabilidade e a fixação da cor. Além de um retoque semanal, é importante manter os cabelos hidratados e utilizar xampu e condicionador para cabelos coloridos. “Essas cores desbotam com muita facilidade, portanto para que elas permaneçam vibrantes deve-se reaplicar o pigmento a cada cinco lavagens, em média. Quando a raiz do cabelo cresce, é necessário o retoque da descoloração. Para quem já tem os cabelos loiros naturais é possível aplicar o pigmento sem descolorir”, conta Ana Karla.

Fotos: Reprodução
 
Top