Saulo Pereira Guimarães, de Exame.com
Avon aumenta canais de venda e tem números melhores que
Natura, afirma Brasil Plural
Avon: vendas da empresa no Brasil cresceram 13% entre julho e setembro em relação a 2012 (Foto: Mario Tama/Getty Images) |
São Paulo - A Avon pode estar ameaçando o lugar
da Natura no mercado brasileiro. A opinião é da corretora Brasil
Plural. Em relatório recente, os analistas Guilherme Assis e Ruben Couto
indicam que a companhia americana está levando a melhor em termos de vendas e
revendedores e pode sair ganhando na briga pelo setor de cosméticos no
Brasil.
De acordo com o documento, a Natura está ficando para
trás em relação aos canais de venda direta. Pelos cálculos da Brasil Plural, a
empresa viu seu número de representantes cair 1% no último trimestre em relação
ao mesmo período do ano passado - enquanto a Avon conseguiu aumentar a sua
quantidade de revendedores em 6%.
E os sinais de que a Avon está indo melhor não param por
aí. Apesar da crise na matriz americana, as vendas da divisão brasileira da
companhia cresceram 13% na comparação com a mesma fase de 2012 - seis pontos
percentuais a mais que a Natura. Segundo os analistas, foi o terceiro trimestre
seguido em que a Avon levou a melhor na briga com a concorrente brasileira.
"A recuperação da Avon no Brasil é um indicador de
que a Natura continua enfrentando problemas internos", afirmam Assis e
Couto no relatório da Brasil Plural. Para eles, o crescimento da firma
americana é sinal de que os problemas estão na empresa brasileira e não no
setor.
Tropicalização
"É importante reconhecer que a Avon está 'tropicalizando'
seus produtos para atender melhor às necessidades e gostos do consumidor
brasileiro", afirmam os analistas. É bom lembrar que, apesar do
faturamento de 2,3 bilhões de dólares em vendas globais no último trimestre, a Avon teve prejuízo de 5,8 milhões de dólares.
Segunda colocada na lista das empresas mais queridinhas dos brasileiros no LinkedIn, a Natura teve
resultados melhores. Com receita líquida de 6,3 bilhões de reais, a companhia registrou lucro líquido de 183,7 milhões de reais entre julho e setembro. E, pelo jeito, deve ficar esperta se quiser manter esses números.
Fonte: Exame